sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Por que gravar um cd?


O texto abaixo compõe o encarte do cd "De noite o sol ilumina".


Por que gravar um cd?

Quando criança, assim como muitos meninos, eu tinha um enorme fascínio por super-heróis. Super-homem, Batman, X-Men, Homem-Aranha, He-Man, Thundercats, entre outros. Assistia a desenhos, filmes, lia quadrinhos e tinha vários bonequinhos, com os quais inventava longas histórias com meus amigos (isso quando não brincávamos nós mesmos de sermos os heróis). Sonhava em ser um deles.

No início da adolescência, o interesse por super-heróis foi sendo substituído aos poucos pelo interesse por música, em específico por bandas de heavy metal. Iron Maiden, Metallica, Ozzy, Angra, Savatage, Blind Guardian, entre outras. É curioso notar como alguns músicos de bandas de metal se portam no palco como super-heróis, empunhando seus instrumentos como se fossem armas. A adoração dos fãs é também similar à adoração a semi-deuses. O que está ali no palco já não é mais humano. Eu, que tinha vontade de ser um super-herói, tive vontade de ser um músico. Comprei uma guitarra, fiz algumas aulas e tentei montar uma banda. A banda não deu certo, mas o envolvimento com música já era ali algo definitivo.

Mais pro fim da adolescência, a primeira paixão platônica por uma garota me levou à poesia de Vinícius de Moraes. Por outro lado, o interesse pelo estudo de música me levou à Tom Jobim - meu professor de guitarra tinha me dado como exemplo de música com harmonias sofisticadas a música do Tom. É dificil explicar o impacto que isso teve na minha vida. Ouvia repetidas vezes Chega de saudade, Eu sei que vou te amar e Estrada branca. Descobri João Gilberto, tornei-me súdito de Tom Jobim e me transformei em um bossa-novista radical. Durante um tempo só isso me interessava. Anos depois tomei conhecimento de depoimentos de Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso e Gilberto Gil, de que como, durante um tempo, ao descobrir a bossa-nova, todos eles tornaram-se bossa-novistas radicais. É interessante notar o efeito que a bossa-nova causa a algumas pessoas e, no meu caso, independentemente da época. Comigo aconteceu cerca de 40 anos depois do "movimento" explodir.

Esse interesse exclusivo por bossa-nova durou um tempo, depois descobri Chico, o Tropicalismo, Caymmi, Milton, Francis, Edu, Dori, Djavan, Ivan, João Bosco, Joyce, Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Lenine, Moska, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto e tantos mais. Um mergulho nesses mares profundos da música brasileira, um mergulho num mar de tesouros que parecem não ter fim. Poxa vida, descobri super-heróis aqui no meu próprio país, que falam a minha língua, que dizem coisas que fazem parte da minha vida também, que têm o super-poder de fazer canções e que são nisso reconhecidos como alguns dos melhores do mundo. Como não querer tentar fazer parte desse universo? Como não querer tentar ser um deles?? Troquei a guitarra pelo violão, descobri que podia cantar e compor. Pronto, estava traçado o meu plano, queria ser compositor e cantor, queria ter uma obra, fazer shows e gravar cds.

Embora eu tenha muito mais prazer em cantar do que em compor (por razões que não vou entrar em detalhes aqui), eu pensava, e penso, que, para me lançar como um novo artista, eu deveria trazer comigo novas canções, de minha autoria. Acho que eu ficaria muito satisfeito em ter uma carreira de intérprete, apenas cantando canções alheias, mas não acho que meu talento em cantar seja o suficiente para justificar o interesse de um público, pelo menos não um interesse inicial. Aos poucos fui percebendo que cada canção levava um tempo para ser feita. Tento ser um compositor rigoroso, penso que já existem no mundo canções demais, muitas delas muito boas. Resumindo: levei cerca de 10 anos para conseguir compor canções suficientes em qualidade e quantidade para gravar o cd. Na verdade meu projeto inicial era que o cd tivesse mais canções minhas, mas me dei conta de que talvez essas canções nunca viriam e que já era hora de registrar esse meu trabalho. O cd acabou ficando com 07 composições minhas, uma delas em parceria (com Pablito). Recorri a amigos compositores (Wimer, Cássio, Ozias, Paulão e Dédo) para completar o repertório e regravei uma canção de Wisnik e uma de Tatit, heróis pra mim. Penso hoje que foi uma decisão acertada, gosto muito desse repertório.

Para me ajudar a produzir esse cd convidei Fábio Tagliaferri, com quem eu já tinha trabalhado meio como aluno. O que eu posso dizer sobre o Fábio? É uma pessoa dotada musicalmente. Sendo a música uma linguagem, o Fábio é uma pessoa que tem fluência nessa língua. Com certeza sua presença foi fundamental pra que o cd saísse assim tão "musical". Com o Fábio vieram Adriano, Dino e Daniel (com quem eu já tinha trabalhado também), além das participações de Rubinho e Ricardo. Acredito que não existiriam escolhas mais acertadas. Que honra pra mim poder contar com músicos tão precisos e sensíveis. Juntando os compositores e músicos que participam desse cd, é uma alegria pra mim poder ver que estou, afinal, em meio a uma super-equipe!
Para cantar "Descobrimento do Brasil" convidei a cantora Rose Santana, uma amiga querida, parceira de tantos projetos. Penso que nosso encontro tenha sido fundamental para que nossas aspirações artísticas saíssem do campo das idéias e ganhassem forma.

O cd está pronto, e agora?

Milhares de novos artistas lançam os seus cds toda semana no mundo inteiro. Tudo por conta do avanço e democratização das novas tecnologias de produção e difusão. Hoje, o destino de cada canção gravada é tornar-se um arquivo digital. Que minhas gravações sejam lançadas ao mar onde todos navegam! Que essas canções, à deriva, sejam encontradas por "errantes navegantes" que possam fazer bom uso de seu conteúdo!

Penso no meu desejo infantil de tornar-me um super-herói e chego à conclusão de que, no centro desse desejo, o que existia era a vontade de que a vida fosse mais do que ela é. Não sou mais criança, meus desejos amadureceram, mas, desde meu envolvimento com a música, a vida tornou-se mais do que era. A vida é boa.

Esse cd é dedicado a Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Gabriel Medeiros
janeiro/2011

5 comentários:

  1. Querido Gabriel, Muito poderia ser dito neste momento, não só pelo resultado artístico/técnico desta obra, como também deste seu depoimento que aponta o fascínio que os Super Heróis exerceram em sua vida; os fictícios e os reais. O que isso pode sinalizar e simbolizar a uma alma que amadurece na árvore do tempo. Te conheci quando eras um jovem-pós-adolescência. Dava para saber que o amadurecimento viria breve. E, hoje me deparo com o esperado CD. Fiquei fascinado com o resultado, muito embora, minha expectativa fosse boa, não poderia imaginar que fosse tão surpreendente. Me atenho neste momento, ao cuidado dado a cada faixa no que concerne a execução, a delicadeza, dispensada a cada música. Não me refiro aqui à beleza de cada uma das canções, mesmo porque isso é de cunho estritamente pessoal. Você teve a felicidade de trabalhar com pessoas que se preocuparam em fazer a arte pela arte. É perceptível a seriedade que foi imprimida neste disco como um todo. Bela Capa, parabéns à Elida e a Débora. Parabéns à Produção, aos músicos e todos os envolvidos. De noite o sol ilumina, é sua primeira obra prima, sem dúvida. É Gabriel, "a vida é boa" sorte nossa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabriel.

    Sou Denilson Santos, cantor/músico/compositor carioca, e gostaria de escutar seu trabalho. Você tem algum site onde as músicas possam ser conhecidas? E o cd já está à venda?

    Se quiser, visite meu site www.denilsonsantos.com.br

    abração,
    Denilson Santos
    www.denilsonsantos.com.br
    www.myspace.com/denilsonsantos
    www.facebook.com/denilsonsantos
    http://blogdodenilsonsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Denilson, o cd acabou de ficar pronto e eu ainda não providenciei nem distribuição, nem site para ouvir as canções. O poeta Cássio Junqueira, de quem eu gravei um poema musicado em meu cd, fará o lançamento do livro dele dia 15/08 - Livraria Argumento Leblon, Rio de Janeiro, a partir das 19h. Vou pedir a ele levar alguns cds. Se você puder, apareça.
    Abraços.
    Obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Gabriel. Tentarei ir, mas não prometo, pois tenho ensaio nesses dia e hora.

    Cria um MySpace, pelo menos, pra gente poder ouvir uma palhinha que seja do seu cd. rsrs

    abração,
    Denilson

    ResponderExcluir